PLANO DE AULAS DE FISIOLOGIA GERAL - 2010
02.02.2010
Aula Teórica - Abertura do Curso com explicação para os alunos sobre a importância do conhecimento de anatomia e fisiologia humana para a formação do psicólogo.
Explicar o funcionamento administrativo-pedagógico da disciplina.
Apresentação do cronograma de aulas e entrega da bibliografia básica, complementar e base de textos.
Composição dos grupos para discussão dos temas abaixo relacionados, enfocando primordialmente, os aspectos psicológicos e a atuação do psicólogo frente a um indivíduo portador de uma destas doenças
Temas dos Trabalhos (1º bimestre) - Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Asma, Síndrome do Cólon Irritável, Dispepsia e Insuficiência Renal Crônica.
Debate: A importância do conhecimento de anatomia e fisiologia humana para a formação do psicólogo.
Base de Texto: Bueno, José Lino Oliveira. Corpo, consciência e psicologia. Psicol. Reflex. Crit., 1997, vol.10, no.1, p.147-154. ISSN 0102-7972
09.02.2010 – Sistema Cardiovascular
Aula de Laboratório – Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular.
1. Função;
2. Localização;
3. Circulação: pequena e grande circulação.
4. Circulação coronária;
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.2 - parte II
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. VIII
Bibliografia Complementar: ROHEN,J.W. & YOKOCHI,C. Anatomia Humana – Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional . 3.ed.São Paulo: Manole, 1993. Cáp. V
Artigo para a interpretação e discussão da 3ª semana:
Base de Texto: Favarato, Maria Elenita Corrêa de Sampaio et al. Qualidade de vida em portadores de doença arterial coronária: comparação entre gêneros. Rev. Assoc. Med. Bras., Ago 2006, vol.52, no.4, p.236-241. ISSN 0104-4230
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
23.02.2010 – Sistema Cardiovascular
Aula Teórica: Fisiologia do Sistema Cardiovascular.
1. Funcionamento: sistema de condução elétrica; controle nervoso do coração; ciclo cardíaco: sístole e diástole;
2. Infarto do Miocárdio;
3. Hipertensão Arterial.
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Infarto do Miocárdio, Hipertensão) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Favarato, Maria Elenita Corrêa de Sampaio et al. Qualidade de vida em portadores de doença arterial coronária: comparação entre gêneros. Rev. Assoc. Med. Bras., Ago 2006, vol.52, no.4, p.236-241. ISSN 0104-4230
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.2- parte II
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. VIII
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VI
Artigo para a interpretação e discussão da 4ª semana:
Base de Texto: Matos, Ana Paula Soares de and Machado, Ana Cláudia Cardoso Influência das variáveis biopsicossociais na qualidade de vida em asmáticos. Psic.: Teor. e Pesq., Jun 2007, vol.23, no.2, p.139-148. ISSN 0102-3772
02.03.2010 – Sistema Respiratório
Aula Laboratório – Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório.
1. Vias Aéreas Superiores e Inferiores;
2. Localização dos pulmões;
3. Função da respiração;
4. Importância da respiração (respiração externa e interna)
5. Mecânica da respiração com destaque para os músculos envolvidos
6. Hematose (difusão, transporte de O2)
7. Regulação da respiração:- controle nervoso (BULBO)
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Asma) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Matos, Ana Paula Soares de and Machado, Ana Cláudia Cardoso Influência das variáveis biopsicossociais na qualidade de vida em asmáticos. Psic.: Teor. e Pesq., Jun 2007, vol.23, no.2, p.139-148. ISSN 0102-3772
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.3
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. IX
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VII
Artigo para a interpretação e discussão da 5ª semana
Base de Texto: Silva, Renato Azevedo da et al. Dispepsia funcional e depressão como fator associado. Arq. Gastroenterol., Dez 2006, vol.43, no.4, p.293-298. ISSN 0004-2803
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
09.03.2010 – Sistema Digestório
Aula Teórica – Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório.
1. Anatomia
2. Função
3. Fisiologia do aparelho digestório com ênfase no processo de digestão de carboidratos; proteínas e gorduras
3.1. Motilidade
3.2. Secreção
3.3. Digestão
3.4. Absorção
4. Fígado e Pâncreas
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Colite Ulcerativa, Dispepsia, Síndrome do Cólon Irritável) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Silva, Renato Azevedo da et al. Dispepsia funcional e depressão como fator associado. Arq. Gastroenterol., Dez 2006, vol.43, no.4, p.293-298. ISSN 0004-2803
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 5
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. X
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção V
16.03.2010 – Sistema Respiratório, Digestório e Renal
Aula de Laboratório – Anatomia do Sistema Respiratório e Digestório.
1. Sistema Respiratório
1.1. Vias aéreas superiores e inferiores
2. Sistema Digestório
2.1. Cavidade Oral,
2.2. Faringe
2.3. Esôfago
2.4. Estômago
2.5. Intestino delgado
2.6. Intestino grosso
3. Sistema Urinário
3.1. Rins
3.2. Ureter
3.3. Bexiga urinária masculina e feminina
3.4. Uretra feminina e masculina
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.3, 4 e 5
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp.IX, X e XI
Bibliografia Complementar: ROHEN,J.W. & YOKOCHI,C. Anatomia Humana – Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional . 3.ed.São Paulo: Manole, 1993. Cáp. III, V, VI e VII
Artigo para a interpretação e discussão da 7ª semana
Bibliografia Básica: Terra, Fábio de Souza and Costa, Ana Maria Duarte Dias Avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Rev. enferm. UERJ, Set 2007, vol.15, no.3, p.430-436. ISSN 0104-3552
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
23.03.2010 – Sistema Urinário
Aula Teórica – Anatomia e Fisiologia dos Rins
1. Importância dos rins na homeostase
2. Processos fisiológicos do néfron:: filtração, reabsorção, excreção
3. Constituição do néfron: glomérulo, túbulo contornado proximal, alça de Henle, túbulo contornado distal
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Insuficiência Renal Crônica, Cistite Intersticial) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Terra, Fábio de Souza and Costa, Ana Maria Duarte Dias Avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Rev. enferm. UERJ, Set 2007, vol.15, no.3, p.430-436. ISSN 0104-3552
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 4
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XI
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VIII
30.03.2010 - Aula Teórica
• Entrega dos relatórios das aulas de laboratório e dos trabalhos sobre
Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Asma, Síndrome do Cólon Irritável, Dispepsia e Insuficiência Renal Crônica.
• Apresentação dos trabalhos em forma de debate, objetivando discutir
a interface das ciências biológicas com o saber psicológico que é relevante para a atuação profissional do psicólogo
06.04.2010 - Prova Bimestral NP1
Conteúdo: Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Urinário, conteúdos discutidos e os trabalhos apresentados.
13.04.2010 - Correção da prova e devolução corrigida do trabalho escrito dos alunos. Composição dos grupos para discussão dos temas abaixo relacionados, enfocando primordialmente, os aspectos psicológicos relacionados a estas doenças.
Temas dos Trabalhos (2º bimestre) - Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Diabetes Mellitus, Disfunções Sexuais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Menopausa.
19.04.2010 Aula Teórica - Sistema Endócrino - Glândula Hipófise
1. Glândulas: definição, tipos de secreção,
2. Tipos de glândulas: exócrinas, endócrinas, mistas.
3. Hipófise
3.1 Localização
3.2. Fisiologia
3.3.Hormônios:
3.3.1. Adenohipófise: TSH, ACTH, GH, FSH, LH, LTH
3.3.2. Neurohipófise: HAD, Ocitocina
3.3.3. Hipófise intermédia: MSH
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 8
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
26.04.2010 – Sistema Endócrino - Glândula Tireóide
Aula Teórica – Sistema Endócrino - Tireóide.
1. Localização
2. Função
3. Fisiologia
4. Mecanismo de Feed Back
5. Hormônios Tireoidianos
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 8
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
Artigo para a interpretação e discussão da 12ª semana
Bibliografia Básica: Carvalho, Márcia Neves de et al. Puberdade precoce: a experiência de um ambulatório de Ginecologia Infanto-Puberal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Fev 2007, vol.29, no.2, p.96-102. ISSN 0100-7203
03.05.2010 – Sistema Endócrino - Glândulas Supra Renais
Aula Teórica: Anatomia e Fisiologia das glândulas supra renais
1. Localização
2. Fisiologia da camada medular e cortical da supra renal
2.1.Hormônios: mineralocorticóides, glicocorticóides, sexuais, adrenalina e
noradrenalina com respectivas ações
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Puberdade Precoce) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Carvalho, Márcia Neves de et al. Puberdade precoce: a experiência de um ambulatório de Ginecologia Infanto-Puberal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Fev 2007, vol.29, no.2, p.96-102. ISSN 0100-7203
.Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.8
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
10.05.2010 –– Sistema Reprodutor Feminino
Aula laboratório – Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor Feminino.
1. Ciclo ovariano, menstrual e uterino
2. Hormônios: estrógeno e progesterona,
3. Concepção
4. Gravidez
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: amenorréia psicogênica, vaginismo, infertilidade, gravidez psicológica) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 7
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIII
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
Artigo para a interpretação e discussão da 15ª semana
Bibliografia Básica: Bandeira, Márcia Fernandes and Barbieri, Valéria Personalidade e câncer de mama e do aparelho digestório. Psic.: Teor. e Pesq., Set 2007, vol.23, no.3, p.295-304. ISSN 0102-3772
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
17.05.2010 – Sistema Reprodutor Masculino
Aula laboratório– Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor Masculino.
11. Espermatogênese e condução do espermatozóide
12. Função da Vesícula Seminal
13. Função da Glândula Prostática
14. Função da Glândula de Cowper (Gl. Bulbo Uretral)
15. Função do Sêmen
16. Controle Hormonal e Nervoso
6.1.Ereção e Ejaculação
Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: disfunção erétil, ejaculação precoce) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.
Interpretação e Discussão: Bandeira, Márcia Fernandes and Barbieri, Valéria Personalidade e câncer de mama e do aparelho digestório. Psic.: Teor. e Pesq., Set 2007, vol.23, no.3, p.295-304. ISSN 0102-3772
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 6
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XII
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.
24.05.2010 Aula Teórica
• Entrega dos relatórios das aulas de laboratório e dos trabalhos sobre: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Diabetes Mellitus, Disfunções Sexuais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Menopausa.
• Apresentação dos trabalhos em forma de debate objetivando discutir
a interface das ciências biológicas com o saber psicológico que é relevante para a atuação profissional do psicólogo
31.05.2010 - Prova Bimestral NP2
Conteúdo: Sistema Endócrino (Hipófise, Tireóide, Sistema Reprodutor Feminino e Masculino, conteúdos discutidos e os trabalhos apresentados.
07.06.2010 - Prova Substitutiva
20a Semana do Curso
Exame
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
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ResponderExcluirpaifurnailen
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ResponderExcluirgrowlaytouchsders