quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FISIOLOGIA - PLANO DE AULA 1 SEMESTRE

PLANO DE AULAS DE FISIOLOGIA GERAL - 2010




02.02.2010

Aula Teórica - Abertura do Curso com explicação para os alunos sobre a importância do conhecimento de anatomia e fisiologia humana para a formação do psicólogo.

Explicar o funcionamento administrativo-pedagógico da disciplina.

Apresentação do cronograma de aulas e entrega da bibliografia básica, complementar e base de textos.

Composição dos grupos para discussão dos temas abaixo relacionados, enfocando primordialmente, os aspectos psicológicos e a atuação do psicólogo frente a um indivíduo portador de uma destas doenças

Temas dos Trabalhos (1º bimestre) - Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Asma, Síndrome do Cólon Irritável, Dispepsia e Insuficiência Renal Crônica.

Debate: A importância do conhecimento de anatomia e fisiologia humana para a formação do psicólogo.

Base de Texto: Bueno, José Lino Oliveira. Corpo, consciência e psicologia. Psicol. Reflex. Crit., 1997, vol.10, no.1, p.147-154. ISSN 0102-7972


09.02.2010 – Sistema Cardiovascular

Aula de Laboratório – Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular.

1. Função;
2. Localização;
3. Circulação: pequena e grande circulação.
4. Circulação coronária;

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.2 - parte II

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. VIII

Bibliografia Complementar: ROHEN,J.W. & YOKOCHI,C. Anatomia Humana – Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional . 3.ed.São Paulo: Manole, 1993. Cáp. V

Artigo para a interpretação e discussão da 3ª semana:

Base de Texto: Favarato, Maria Elenita Corrêa de Sampaio et al. Qualidade de vida em portadores de doença arterial coronária: comparação entre gêneros. Rev. Assoc. Med. Bras., Ago 2006, vol.52, no.4, p.236-241. ISSN 0104-4230

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

23.02.2010 – Sistema Cardiovascular

Aula Teórica: Fisiologia do Sistema Cardiovascular.

1. Funcionamento: sistema de condução elétrica; controle nervoso do coração;  ciclo cardíaco: sístole e diástole;

2. Infarto do Miocárdio;

3. Hipertensão Arterial.

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Infarto do Miocárdio, Hipertensão) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Favarato, Maria Elenita Corrêa de Sampaio et al. Qualidade de vida em portadores de doença arterial coronária: comparação entre gêneros. Rev. Assoc. Med. Bras., Ago 2006, vol.52, no.4, p.236-241. ISSN 0104-4230

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.2- parte II

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. VIII

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VI

Artigo para a interpretação e discussão da 4ª semana:

Base de Texto: Matos, Ana Paula Soares de and Machado, Ana Cláudia Cardoso Influência das variáveis biopsicossociais na qualidade de vida em asmáticos. Psic.: Teor. e Pesq., Jun 2007, vol.23, no.2, p.139-148. ISSN 0102-3772

02.03.2010 – Sistema Respiratório

Aula Laboratório – Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório.

1. Vias Aéreas Superiores e Inferiores;

2. Localização dos pulmões;

3. Função da respiração;

4. Importância da respiração (respiração externa e interna)

5. Mecânica da respiração com destaque para os músculos envolvidos

6. Hematose (difusão, transporte de O2)

7. Regulação da respiração:- controle nervoso (BULBO)

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Asma) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Matos, Ana Paula Soares de and Machado, Ana Cláudia Cardoso Influência das variáveis biopsicossociais na qualidade de vida em asmáticos. Psic.: Teor. e Pesq., Jun 2007, vol.23, no.2, p.139-148. ISSN 0102-3772

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.3

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. IX

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VII

Artigo para a interpretação e discussão da 5ª semana

Base de Texto: Silva, Renato Azevedo da et al. Dispepsia funcional e depressão como fator associado. Arq. Gastroenterol., Dez 2006, vol.43, no.4, p.293-298. ISSN 0004-2803

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

09.03.2010 – Sistema Digestório

Aula Teórica – Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório.

1. Anatomia

2. Função

3. Fisiologia do aparelho digestório com ênfase no processo de digestão de carboidratos; proteínas e gorduras

3.1. Motilidade

3.2. Secreção

3.3. Digestão

3.4. Absorção

4. Fígado e Pâncreas

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Colite Ulcerativa, Dispepsia, Síndrome do Cólon Irritável) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Silva, Renato Azevedo da et al. Dispepsia funcional e depressão como fator associado. Arq. Gastroenterol., Dez 2006, vol.43, no.4, p.293-298. ISSN 0004-2803

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 5

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. X

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção V

16.03.2010 – Sistema Respiratório, Digestório e Renal

Aula de Laboratório – Anatomia do Sistema Respiratório e Digestório.

1. Sistema Respiratório
1.1. Vias aéreas superiores e inferiores

2. Sistema Digestório
2.1. Cavidade Oral,
2.2. Faringe
2.3. Esôfago
2.4. Estômago
2.5. Intestino delgado
2.6. Intestino grosso

3. Sistema Urinário
3.1. Rins
3.2. Ureter
3.3. Bexiga urinária masculina e feminina
3.4. Uretra feminina e masculina

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.3, 4 e 5

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp.IX, X e XI

Bibliografia Complementar: ROHEN,J.W. & YOKOCHI,C. Anatomia Humana – Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional . 3.ed.São Paulo: Manole, 1993. Cáp. III, V, VI e VII

Artigo para a interpretação e discussão da 7ª semana

Bibliografia Básica: Terra, Fábio de Souza and Costa, Ana Maria Duarte Dias Avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Rev. enferm. UERJ, Set 2007, vol.15, no.3, p.430-436. ISSN 0104-3552

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

23.03.2010 – Sistema Urinário

Aula Teórica – Anatomia e Fisiologia dos Rins

1. Importância dos rins na homeostase
2. Processos fisiológicos do néfron:: filtração, reabsorção, excreção
3. Constituição do néfron: glomérulo, túbulo contornado proximal, alça de Henle, túbulo contornado distal

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Insuficiência Renal Crônica, Cistite Intersticial) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Terra, Fábio de Souza and Costa, Ana Maria Duarte Dias Avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Rev. enferm. UERJ, Set 2007, vol.15, no.3, p.430-436. ISSN 0104-3552

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 4

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XI

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção VIII

30.03.2010 - Aula Teórica

• Entrega dos relatórios das aulas de laboratório e dos trabalhos sobre

Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Asma, Síndrome do Cólon Irritável, Dispepsia e Insuficiência Renal Crônica.

• Apresentação dos trabalhos em forma de debate, objetivando discutir
a interface das ciências biológicas com o saber psicológico que é relevante para a atuação profissional do psicólogo

06.04.2010 - Prova Bimestral NP1

Conteúdo: Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Urinário, conteúdos discutidos e os trabalhos apresentados.

13.04.2010 - Correção da prova e devolução corrigida do trabalho escrito dos alunos. Composição dos grupos para discussão dos temas abaixo relacionados, enfocando primordialmente, os aspectos psicológicos relacionados a estas doenças.

Temas dos Trabalhos (2º bimestre) - Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Diabetes Mellitus, Disfunções Sexuais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Menopausa.

19.04.2010 Aula Teórica - Sistema Endócrino - Glândula Hipófise

1. Glândulas: definição, tipos de secreção,
2. Tipos de glândulas: exócrinas, endócrinas, mistas.
3. Hipófise
3.1 Localização
3.2. Fisiologia
3.3.Hormônios:
3.3.1. Adenohipófise: TSH, ACTH, GH, FSH, LH, LTH
3.3.2. Neurohipófise: HAD, Ocitocina
3.3.3. Hipófise intermédia: MSH

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 8

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV

26.04.2010 – Sistema Endócrino - Glândula Tireóide

Aula Teórica – Sistema Endócrino - Tireóide.
1. Localização
2. Função
3. Fisiologia
4. Mecanismo de Feed Back
5. Hormônios Tireoidianos

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 8

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV

Artigo para a interpretação e discussão da 12ª semana

Bibliografia Básica: Carvalho, Márcia Neves de et al. Puberdade precoce: a experiência de um ambulatório de Ginecologia Infanto-Puberal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Fev 2007, vol.29, no.2, p.96-102. ISSN 0100-7203

03.05.2010 – Sistema Endócrino - Glândulas Supra Renais

Aula Teórica: Anatomia e Fisiologia das glândulas supra renais

1. Localização
2. Fisiologia da camada medular e cortical da supra renal
2.1.Hormônios: mineralocorticóides, glicocorticóides, sexuais, adrenalina e
noradrenalina com respectivas ações

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Puberdade Precoce) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Carvalho, Márcia Neves de et al. Puberdade precoce: a experiência de um ambulatório de Ginecologia Infanto-Puberal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Fev 2007, vol.29, no.2, p.96-102. ISSN 0100-7203

.Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.8

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIV

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV

10.05.2010 –– Sistema Reprodutor Feminino

Aula laboratório – Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor Feminino.

1. Ciclo ovariano, menstrual e uterino
2. Hormônios: estrógeno e progesterona,
3. Concepção
4. Gravidez

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: amenorréia psicogênica, vaginismo, infertilidade, gravidez psicológica) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 7

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XIII

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV

Artigo para a interpretação e discussão da 15ª semana

Bibliografia Básica: Bandeira, Márcia Fernandes and Barbieri, Valéria Personalidade e câncer de mama e do aparelho digestório. Psic.: Teor. e Pesq., Set 2007, vol.23, no.3, p.295-304. ISSN 0102-3772

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

17.05.2010 – Sistema Reprodutor Masculino

Aula laboratório– Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor Masculino.
11. Espermatogênese e condução do espermatozóide
12. Função da Vesícula Seminal
13. Função da Glândula Prostática
14. Função da Glândula de Cowper (Gl. Bulbo Uretral)
15. Função do Sêmen
16. Controle Hormonal e Nervoso

6.1.Ereção e Ejaculação

Ressaltar as interfaces dos fenômenos biológicos (doenças relativas ao sistema estudado: disfunção erétil, ejaculação precoce) com o saber psicológico, enfatizando a importância deste conhecimento para a atuação profissional do futuro psicólogo.

Interpretação e Discussão: Bandeira, Márcia Fernandes and Barbieri, Valéria Personalidade e câncer de mama e do aparelho digestório. Psic.: Teor. e Pesq., Set 2007, vol.23, no.3, p.295-304. ISSN 0102-3772

Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 6

FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XII

GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV

Solicitar a elaboração do relatório de observação da aula de laboratório.

24.05.2010 Aula Teórica

• Entrega dos relatórios das aulas de laboratório e dos trabalhos sobre: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, Doença de Cushing, Síndrome Adrenogenital, Diabetes Mellitus, Disfunções Sexuais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Menopausa.

• Apresentação dos trabalhos em forma de debate objetivando discutir
a interface das ciências biológicas com o saber psicológico que é relevante para a atuação profissional do psicólogo

31.05.2010 - Prova Bimestral NP2

Conteúdo: Sistema Endócrino (Hipófise, Tireóide, Sistema Reprodutor Feminino e Masculino, conteúdos discutidos e os trabalhos apresentados.

07.06.2010 - Prova Substitutiva

20a Semana do Curso

Exame

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